O Encontro Fraterno Auta de Souza (EFAS) é um evento espírita que proporciona aos seus participantes a troca de experiências, estudo da Doutrina Espírita e trabalho no campo do bem. Este evento ocorre geralmente nos fins de semana e é realizado por várias Casas Espíritas espalhadas pelo Brasil.
Os EFAS oportunizam às varias cidades que o sediam, uma chuva de luz e bênçãos incentivando os trabalhadores espíritas, em suas tarefas, a implantação de várias atividades assistenciais e doutrinárias.
Para realizar um Encontro Fraterno, um representante da Casa Espírita deve comparecer à CONCAFRAS-PSE e solicitar que sua Casa realize um Encontro Fraterno. Todos os Encontros Fraternos são agendados durante a realização da CONCAFRAS-PSE.
Breve histórico
Na 30ª CONCAFRAS-PSE, realizada em Brasília, foram realizados durante o ano oito encontros, tratando de áreas específicas de assistência e promoção social. Esses encontros receberam inicialmente o nome de pré-cursos.
No ano seguinte os encontros foram oficializados com o nome de Encontro Fraterno Auta de Souza. Os EFAS se espalharam pelo Brasil com tanta rapidez e intensidade. Em 1999 foi realizado o primeiro Encontro Fraterno Auta de Souza internacional, na Guatemala. Até a 48ª CONCAFRAS, realizada em fevereiro de 2004, já haviam sido realizados 598 Encontros Fraternos.
Para o ano de 2009 estão previstos cerca de 130 Encontros Fraternos, espalhados em todo o Brasil e em cidades do exterior, tais como Maputo (África), Lisboa e Porto (Portugal), La Paz (Bolívia) e Córdoba (Argentina), chegando ao número de 1385 realizados ao final deste ano.
Objetivos gerais
- Unificar corações em torno da fraternidade legítima;
- Dinamizar a expansão e divulgação da CONCAFRAS-PSE, através de encontros periódicos em diferentes locais do país;
- Divulgar os ideais da CONCAFRAS-PSE e Campanhas de Fraternidade Auta de Souza;
- Desenvolver atividades de assistência e promoção social espírita;
- Propiciar oportunidade de trocas de experiências e debates, melhorando e ampliando visões de trabalhos;
- Propiciar a participação da criança nas suas atividades.
Equipes de trabalho
- Comissão de Assistência
responsável pelas atividades práticas assistenciais; - Comissão da Campanha de Fraternidade Aula de Souza
responsável pela prática da CFAS; - Comissão de Doutrina
responsável pelos estudos doutrinários; - Comissão de Secretaria
responsável pela secretaria e inscrição dos participantes; - Comissão de Tesouraria
responsável pela sustentação e controle financeiro do evento; - Comissão de Evangelização Infantil
responsável pelos estudos doutrinários das crianças que participarão do encontro; - Comissão de Evangelização Juvenil
responsável pelos estudos doutrinários dos jovens de 12 e 13 anos que participarão do encontro. Os demais jovens poderão participar junto aos adultos nos cursos doutrinários; - Comissão de Divulgação
responsável pela divulgação do encontro na cidade de sua realização e cidades vizinhas por meio de cartazes, folders, rádio, etc.; - Comissão de Alegria Cristã
responsável por desenvolver atividades que propiciem a confraternização dos participantes, mantendo um clima de elevada harmonia e vibração; - Comissão de Relações Fraternas
responsável pela recepção dos participantes do encontro; - Comissão de Serviços Gerais
responsável pela manutenção do ambiente físico do encontro; - Comissão de Saúde e Mediunidade
responsável pela manutenção do ambiente espiritual do encontro, pelos plantões médicos e primeiros socorros; - Comissão de Alimentação
responsável pelo preparo de refeições e lanches para os participantes conforme cronograma do evento; - Comissão de Disciplina
responsável por manter a segurança, ordem, disciplina e harmonia do encontro, orientando, informando e encaminhando os trabalhadores.
* O Tema Central é abordado por meio de palestra ou estudo em sala e os Temas Específicos são ministrados por trabalhadores com experiência prática na área.
* O Encontro Fraterno é composto de estudos e trabalhos práticos, devendo a prática da Campanha de Fraternidade Auta de Souza ser realizada no evento como condição obrigatória.